:

:

SAO GONCALO DO PARA - MINAS GERAIS - BRASIL

Compra e venda de psitacídeos
______________________________________
zeppelimpsitacideos@hotmail.com

.

_________________________________________________________________________________________________________________________________
BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

Pesquisar este blog

Receba as atualizacoes do blog via e-mail

2leep.com

ÚLTIMAS POSTAGENS

Obrigado pela visita!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Saiba um pouco mais sobre os RING NECKS

Ringnecks são pássaros extremamente resistentes.
São excelentes na reprodução, muito bons pais e confiáveis no trato dos filhotes nascidos. Em condições adequadas e alimentação rica e variada, normalmente criam seus filhotes sem maiores problemas.

Vivem e reproduzem bem numa grande variedade de viveiros (suspensos ou convencionais) e aceitam diferentes tipos e formatos de ninhos.

São monomórficos (machos idênticos às fêmeas) até 18 a 36 meses de idade, o que faz a sexagem (por análise de sangue/DNA ou laparoscopia) necessária para se definir o sexo do filhote/jovem. Quando adultos, os machos de todas as cores e mutações (com excessão do Albino) tem um distinto anel em volta do pescoço.

Quando adultos, de plumagem sempre impecável, uma das atrações da espécie é ver o macho se exibindo para a fêmea no processo de cortejo. E um dos maiores prazeres (não somente para os pássaros!) é assistir o processo de acasalamento.



Habitat
O tamanho mínimo do viveiro convencional (de chão) deve ser 3,00 mts comprimento x 0,90 mts largura x 2,20 mts altura. Porém hoje em dia são muito mais utilizados os viveiros suspensos (gaiolões). Esses devem ter um tamanho mínimo de 1,60 mts comprimento x 0,60 mts largura x 0,60 mts altura. O tamanho ideal é algo em torno de 2,20 mts comprimento x 0,80 mts largura x 1,00 mt altura.

A tela do viveiro deve ter malha de 25 mm x 25 mm ou 25 mm x 50 mm e o fio pode ser de 10, 12 ou 14 mm (preferencialmente mais grosso).

Os melhores poleiros são os de madeira com pelo menos 25 mm de diâmetro. Devem ser posicionados o mais distante possível um do outro e mais para cima do viveiro. Isso permite mais conforto e exercício para os pássaros. É importante que no viveiro haja algo para que os pássaros se distraiam como por exemplo uma corda de sizal amarrada na ponta de uma peça de eucalipto (sem tratar) com pedaços roliços de madeira pendurados.



Criação
Se pretende criar um casal de periquitos de Ring Neck, é muito importante transferir o casal para um aviário separado, onde a perturbação seja mínima. Muitas perturbações tornam-nos muito agitados. Se estas aves desfrutarem de tranquilidade suficiente, podem ser progenitores excelentes e conscienciosos. É preferível não facilitar a procriação com aves que tenham menhos de dois anos e meio ou três anos de idade. Exiatem mais hipóteses de sucesso, se esperar que tenham, pelo menos, três anos de idade. A caixa de ninho, que pode suspender a uma altura de aproximadamente, um metro e meio, num local abrigado (por exemplo, no abrigo nocturno), pode ser feita de madeira rígida. Deve ter uma área de chão de 25 x 25 centímetros e uma altura mínima de 60 centímetros, com um orifício de entrada de 7 centímetros, aproximadamente. Em média, põem entre três e seis ovos quepor vezes, são exclusivamente chocados pela fêmea e outras vezes, por ambos os progenitores. As crias nascem ao fim de 22 ou 24 dias. As Crias são alimentadas por ambos os progenitores e a plumagem surge ao fim de oito semanas, aproximadamente. Mesmo que uma segunda gestação venha entretanto, como por vezes se verifica, não há necessidade de retirar as crias da primeira a ter lugar.



Alimentação
Ringnecks são pássaros muito fáceis de alimentar pois gostam de uma grande variedade de frutas, legumes e verduras e comerão quase tudo que for oferecido para eles.

Deve-se servir diariamente:

1) ração para pássaros Megazoo (veja detalhes abaixo).

2) mistura básica de sementes, como por exemplo: 10% de girassol, 10% de aveia, 20% de alpiste, 20% de painço, 20% de senha, 10% de arroz cateto, 5% de niger e 5% de linhaça.

3) como complemento dar uma boa variedade de frutas e vegetais como milho verde, jiló, beringela, pimentão, moranga, cenoura, beterraba, pepino, tomate, maçã, mamão, manga, goiaba, couve, almeirão, repolho, etc.

A utilização de ração para aves é indispensável pois garante uma dieta muito mais balanceada e rica em nutrientes do que a mistura de sementes. Atualmente existem várias marcas no mercado e após experimentar algumas optamos pela Megazoo pois é extremamente confiável e supre todas as necessidades das aves em todas as fases. Há anos usamos toda a linha de ração para pássaros Megazoo com muito sucesso. A I-20 é utilzada para alimentar os filhotes no bico quando retirados do ninho. Para a manutenção de pássaros adultos, utilizamos a MM-15 e a AM-16 e no período de reprodução a MR-20 e a AR-20.

Os filhotes cujos pais se alimentam de forma rica e variada são sempre mais robustos, fortes e de coloração viva e brilhante (foto abaixo). Durante o processo de desmame, que ocorre a partir de duas semanas após saírem do ninho, os filhotes começam a comer prontamente a ração e este é o melhor momento para que se habituem com ela.

Os adultos podem ser relutantes em experimentar inicialmente e por isso a adaptação deve ser feita criteriosamente e aos poucos.

Proteína é muito importante principalmente no período de reprodução e de muda de penas e seus níveis devem ser aumentados nesta época. Para tal pode-se servir:

a) 1 ovo inteiro cozido por casal 1 vez por semana

b) mistura de ovo + farinhada Megazoo + frutas + legumes (picados)

c) osso de galinha cozido (proteína e mineral); arroz cozido

A quantidade de cálcio no organismo do animal é extremamente importante, principalmente na fêmea, não somente na produção de ovos (para a formação da casca) mas também no momento da postura, na contração dos músculos para a passagem do ovo do oviduto ao ventre para que possa ser botado.

Semente germinada como complemento é prontamente aceita por Ringnecks.

Água limpa e fresca deve estar sempre à disposição dos pássaros
FONTE: http://www.viveiro-jaimedias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Obrigado pela visita!

Recadoseglitters.com